O licor é mundialmente famoso por ser uma bebida alcoólica com uma alta dose de açúcar e que geralmente possui alguma essência, desde frutas até raízes. Muitas vezes vemos o licor presente no interior de bombons, o que é comum na confeitaria já que, por ser uma bebida mais doce, combina muito bem com o chocolate que o envolve. Mas muitos não conhecem a origem do licor e não sabem que há uma história interessante por trás dessa famosa bebida e, também, variadas combinações para você testar, confira!
Origem do licor
A palavra licor vem do latim liquor, que significa “líquido”, mas tal significado não é suficiente para refletir o quão rico pode ser o universo dessa bebida. O termo licor começou a ser associado à bebidas alcoólicas por volta do século XIV, quando as pessoas o utilizavam para se referirem principalmente à bebidas destiladas e fermentadas, como os vinhos.
Há diversas hipóteses fantasiosas por trás da origem do licor, como quando dizem que o licor foi criado por uma jovem desesperada para conquistar seu amado que, após diversas tentativas, resolveu apelar para um lado mais “sobrenatural”. A lenda conta que ela preparou uma mistura de ervas e frutas e, assim, criou uma bebida incrível e única, o licor.
A real origem do licor não envolve nenhuma fantasia ou algum tipo de “bruxaria”, muito pelo contrário. Sua criação veio do alquimista catalão Arnould Villeneuve, no ano de 1250, que extraiu os princípios aromáticos das ervas e os macerou no álcool, o que conservou suas propriedades e essência. E então surgiu o licor da forma que é conhecido atualmente.
Um dos licores mais famosos do mundo foi descoberto por monges por volta do ano de 1510, na França, por exemplo, o licor Bennediettine, cuja composição conta com vinte e sete ervas. A partir dessas descobertas, então, foi criada uma grande variedade de sabores da bebida e o conhecimento sobre a origem do licor foi disseminado.
Tipos de licores
Após discutirmos sobre a origem do licor, vamos ver sobre seus tipos. O licor é uma bebida alcoólica doce, normalmente, feita com frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes ou cascas de árvore. Normalmente, eles não são envelhecidos por muito tempo, mas demoram para atingir um sabor ideal. A sua composição é com açúcar, xarope, álcool, frutas, plantas e ervas. São estes produtos que dão um sabor único à bebida.
Essa infusão e destilação da bebida é conhecida desde a Antiguidade. Desde a época de Hipócrates, Galeno e Plínio já escreviam sobre o assunto. Mas, mesmo com essas produções referentes ao assunto, foram os árabes que inventaram o álcool por meio da fermentação. Dentro do universo dos licores, há uma categorização de acordo com o componente específico utilizado em sua produção, podendo ser dividido em licor de frutos, de ervas e de essências.
- Licor de frutos: é o tipo mais comum encontrado em meio aos favoritos da sociedade, conquistando aos poucos o coração dos brasileiros. Pode ser realizado com sabores tradicionais como laranja, pêssego, cereja e maracujá, mas também há a presença de sabores mais especiais como cupuaçu e açaí.
- Licor de ervas: pode ser produzido com apenas uma erva ou com a mistura de diversos tipos dessas, é mais aromático e fresco. Como dito anteriormente, praticamente toda a árvore pode ser aproveitada na elaboração de licores, até as raízes. Alguns exemplos de sabores são camomila, alecrim, gengibre e hortelã.
- Licor de essências: esse tipo de licor é caracterizado pelo aroma intenso devido ao uso das sementes. Alguns dos possíveis sabores são nozes, cravo, baunilha e café, por exemplo.
O que melhor acompanha o licor?
O licor, por ser uma bebida alcóolica, pode ter combinações interessantes a serem utilizadas em almoços ou jantares, por exemplo. O licor artesanal é mais consumido em estações temperadas, usado, frequentemente, para abrir o apetite antes da refeição, ou para ser consumido após uma sobremesa.
Desde a origem do licor há diversas combinações a serem realizadas e que resultam em ótimas refeições.
Confira alguns sabores de licor que podem ser combinados com alimentos específicos como exemplo:
- Licor de anis: pode ser utilizado para adoçar o café expresso.
- Licor de cacau: pode ser combinado com sobremesas e biscoitos amantegados.
- Licor de creme de menta: combina com carnes vermelhas e massas pela sua natureza, que pode ser mais seca e doce, dependendo das cores das garrafas em que são apresentados.
- Licor Marasquino: possui um gosto mais forte e é composto por cerejas e amêndoas, recomendado para ser acompanhante de sobremesas bastante doces.
Uma das combinações mais famosas dos licores pode ser a presença deles dentro de bombons, que resulta em uma deliciosa junção de sabores. Por ser uma bebida com maior concentração de açúcar e que, consequentemente, pode ser mais densa, como a consistência de um xarope, acaba sendo bastante encontrada em trufas e outros doces, adicionando a eles seu sabor característico e teor alcóolico que pode variar de 15% a 55%, dependendo do volume.
O licor pode ser servido, também, em pequenas taças para ser consumido em menor quantidade e de maneira mais formal durante uma reunião de negócios ou, até mesmo, um jantar especial. Por fim, há também a possibilidade de aplicar o licor na confecção de um bolo, de cremes, sorvetes, tortas, entre outros.
Fatos curiosos sobre o licor
Além de a origem do licor já ser resultado de histórias muito interessantes, há alguns fatos curiosos que podem te impressionar sobre essa bebida. Caso você nunca consumiu o licor, talvez estas curiosidades possam te convencer a experimentá-lo, confira então a seguir:
- O licor pode ser um bom agente para a digestão quando consumido sem açúcar e gelo, ou seja, puro. Assim, suas propriedades resultantes das plantas das quais são produzidos transformam o licor em uma bebida completa e um ótimo auxiliar na digestão, algumas dessas características variam de sabor para sabor, de acordo com suas propriedades.
- O licor pode funcionar como uma bebida com propriedades medicinais, auxiliando na cura e, inclusive, na energização do enfermo. Poucas pessoas conhecem esse tipo de característica vinda do licor, o que possui bastante influência das produções indígenas provenientes da região amazônica.
A origem do licor apresenta fatos muito interessantes e que, até hoje, passam por novas descobertas, é uma bebida antiga que é extremamente conhecida e bastante consumida ao redor do mundo, mantendo-se contemporânea mesmo com o passar do tempo.
Para conhecer mais sobre outros tipos de bebidas, navegue pela Nevine e você encontrará dicas, curiosidades e muito mais sobre o assunto, além de uma enorme variedade de categorias e informações completas, aproveite!