Sem dúvida nenhuma, uma mesa bem posta com todos os tipos de copos e talheres deixam uma mesa muito mais elegante. Mas sua função principal é para auxiliá-lo a se servir adequadamente de alguns itens do cardápio e não a ornamentação da mesa. Se não for servido sopa ou peixe, por exemplo, é desnecessário a colocação dos talheres correspondentes.
Colheres
Os tipos de colheres existentes são quatro e devem começar a serem usadas da maior para a menor, de fora para dentro do prato: sopa, sobremesa, chá e café.
Garfos
Os tipos de garfos existentes são quatro, e também são utilizadas do maior para o menor.
O garfo de sobremesa tem basicamente a mesma função do garfo principal – pegar os alimentos – tem o tamanho menor para se adaptar à sobremesa, que em geral é mais delicada e servida menores porções.
Já o garfo de peixe tem dentes mais grossos, para auxiliar na separação de possíveis espinhas e o de salada tem dentes mais largos, para facilitar a dobra das folhas.
Facas
Os modelos de faca são três, a primeira, utilizada no prato principal ela servirá para ajudar a colocar os alimentos sobre os garfos.
A faca de peixe tem como função auxiliar o garfo na separação de espinhas. Para isso ela é mais ponteaguda e serrilhada e as menores são utilizadas para sobremesas e mateigas.
Simples não?