Muitas pessoas não são familiares às regras de etiqueta à mesa, ou apenas sabem o básico, sem se aprofundar muito no que se pode e não se pode fazer durante uma refeição de negócios, por exemplo. Além de evitar situações embaraçosas, ter conhecimento sobre essas regras pode garantir uma boa impressão ao outro, criando uma imagem pessoal positiva. Continue lendo para descobrir dicas incríveis e não cometer nenhuma gafe de etiqueta!
O que é etiqueta?
Todos ouvimos falar em etiqueta, mas nem sempre sabemos sobre o que se trata essa palavra. Etiqueta é um conjunto de normas que especificam como devemos nos comportar em determinadas situações sociais, baseadas tanto em ocasiões formais quanto em situações de convivência geral.
Essas normas comportamentais surgiram no século XVI, através das interações sociais do contexto europeu por parte dos integrantes das cortes, detentores de alta nobreza. Um dos primeiros manuais de boas maneiras a serem registrados foi escrito por Eramos de Rotterdam, que ligava os valores humanistas característicos do Renascimento à alta corte e aos providos da possibilidade de obter uma boa educação na época.
Desde então, essas normas de etiqueta à mesa, ou em outros estilos de interações sociais, são atribuídas a um cenário mais formal e/ou de alto status social, somado ao sinal de uma boa educação por parte de quem as segue. Embora muitos pensem que seguir as regras de etiqueta seja complicado ou complexo de entender, é mais simples do que imaginam, e aqui mostraremos algumas dicas fáceis de serem lembradas e aplicadas.
Dicas de etiqueta à mesa
Para evitar qualquer confusão ou momento embaraçoso durante uma situação formal, como almoço de negócios ou um jantar especial, trouxemos quinze dicas imperdíveis de etiqueta à mesa para você aplicar e surpreender os seus acompanhantes:
1. Não se corta todo o alimento de uma só vez
Atente-se para o modo como você corta o alimento, caso esteja comendo alguma carne, nunca a corte toda de uma vez, por exemplo. Essa prática é comum para facilitar a alimentação logo no início, mas o ideal é que se corte ao longo da refeição, sem deixar os pedaços separados de uma vez.
2. Nunca sopre ou faça barulho ao tomar sopa e nem vire seu prato
Quando estamos descontraídos tomando algum tipo de sopa ou outro líquido, temos o costume de sugar o conteúdo da colher e isso pode ocasionar diversos sons, os quais acabam sendo desconfortáveis e grandes gafes de etiqueta à mesa. Inclusive, nunca vire seu prato para tomar a sopa ou algum tipo de caldo diretamente da borda dele, mesmo que seja para “tomar até a última gota”, essa ação não indica boas maneiras. A mesma regra de evitar fazer algum tipo de barulho serve para quando estiver bebendo algo, como café ou suco.
3. O pão é partido com a mão
Caso você queira partir o pão para acompanhar uma sopa ou caldo, ou qualquer outro tipo de alimento que possa combinar, parta com as mãos. Cortar o pão com utensílios nesse caso não atende às normas de etiqueta à mesa.
4. Os cotovelos devem ser conservados próximos ao corpo
É importante lembrar de manter sua postura enquanto estiver à mesa, não coloque os cotovelos sobre a mesa caso queira conservar as boas maneiras. Considere, então, guardar os cotovelos próximos ao corpo e não seja muito espaçoso com eles.
5. Caso descanse os talheres, deixe-os na forma do acento circunflexo sobre o prato
Recomenda-se colocar os talheres em forma de acento circunflexo sobre o prato para descansá-los, não ao lado do prato ou dentro dele, jogados de qualquer jeito. Dessa forma os talheres ficam melhor organizados e mais bonitos à vista.
Lembre-se, também, de utilizar os tipos de talheres corretos para cada ocasião, isso também é importante para garantir a etiqueta à mesa.
6. Ao chegar em uma reunião, não estenda a mão para quem já estiver se alimentando
Evite cumprimentar as pessoas com um aperto de mão caso elas estejam se alimentando, apenas acenar já é suficiente, estender a mão não se mostra necessário nesses casos, acaba quebrando as normas de boas maneiras.
7. Não use o telefone celular à mesa, exceto se for auxiliar na reunião
Não é educado mexer no celular enquanto se está conversando com alguém em qualquer situação, imagine então fazer isso à mesa, durante um almoço de negócios, por exemplo, é algo que nunca se deve fazer. Usar o telefone nessas ocasiões é aceitável apenas se for auxiliar no assunto da reunião, como uma chamada importante para a empresa ou para a resolução de algum negócio importante.
8. Caso você seja o convidado, não escolha o prato mais caro
Procure sempre se atentar para não escolher o prato mais caro caso seja o convidado, isso resulta na quebra das regras de etiqueta à mesa. Se possuir alguma dúvida sobre qual for o prato mais caro, observe a disposição deles à mesa realizada pelo anfitrião.
9. Caso tenha dúvidas a respeito do cardápio, não há problemas em tirar as dúvidas com o garçom
Não tem problema em possuir dúvidas sobre o cardápio e, inclusive, você pode tirá-las com o garçom sem medo algum, isso não infringe as normas de etiqueta, ao contrário do que alguns podem pensar. Certifique-se, apenas, de não gritar ao chamar o garçom, levantar a mão e gesticular é o correto a se fazer e mostra-se suficiente nesses casos.
10. Comece a comer depois ou ao mesmo tempo que os outros convidados
Procure sempre iniciar a refeição junto aos outros convidados ou, caso seja necessário, após eles. O mesmo serve para quando se encerrar a refeição, espere todos acabarem de comer para deixar a mesa, é importante aguardar que todos estejam prontos para poder se levantar. Sendo assim, é um sinal de boas maneiras demonstrar paciência à mesa.
11. Não gesticule com os talheres e não fale com a boca cheia
Já imaginou você estar gesticulando com os talheres nas mãos e, de repente, voa algum pedaço de comida que estava preso neles na direção de alguém? Seria um desastre total, então, evite gesticular com garfos, colheres ou facas na mão pois, além de ser algo que pode sujar o ambiente, acaba sendo perigoso para si e para os outros à sua volta.
De mesma forma, é importante reiterar que não é sinônimo de boas maneiras falar com a boca cheia. Esse ato pode ser desagradável, anti-higiênico e incomodar os outros convidados, além de não dar para entender o que é falado quando se está com a boca ocupada.
12. Não palite os dentes em público
Caso aconteça algo e você acabe com algo entre os dentes, vá ao toilette para resolver esse problema, não tente tirar o provável pedaço de comida em meio aos convidados e, muito menos, estando à mesa. Sendo assim, utilizar palitos para limpar os dentes é inaceitável caso você queira seguir as regras de etiqueta à mesa.
13. Não arraste a cadeira ao se levantar. Recoloque a cadeira no lugar!
Arrastar a cadeira em qualquer ocasião já é algo desagradável de se presenciar ou fazer, então, ao levantar durante uma situação formal que exige a aplicação das normas de etiqueta, evite arrastar a cadeira. Após levantar, inclusive, coloque-a de volta ao lugar original, mantendo sempre a organização e a demonstração de boas maneiras.
14. Prato bem decorado com legumes em forma de flor é possível comê-las!
Muitas vezes podemos nos confundir sobre o que é comestível em um prato e o que não é, especialmente quando a apresentação dessa refeição é delicada e bonita. O importante de se saber é que, por mais detalhada que seja a decoração, se feita com legumes e em forma de flor, é possível comê-la sim! Não precisa ter receio, ela é comestível e não tem problema ingeri-la.
15. Limpe a boca antes de usar o copo. É deselegante deixar o copo marcado de batom.
Na maioria das vezes as pessoas esquecem de retirar batom, gloss, ou até mesmo algum hidratante labial que possa marcar a borda do copo antes de beber o que há em seu interior. Lembre-se sempre de limpar a boca para que não fiquem essas marcas no copo, pois é deselegante e acaba ferindo as normas de etiqueta à mesa.
Com essas dicas não tem como errar! Demonstre suas boas maneiras da melhor forma com a ajuda da Nevine e, assim, garanta a etiqueta à mesa em diversas ocasiões. Continue a leitura de outros artigos igualmente interessantes e repleto de conselhos por aqui, confira!