Como usar os diferentes tipos de talheres

Em diversas ocasiões como festas ou encontros formais acabamos nos deparando com vários tipos de talheres sobre a mesa, de tamanhos e estilos diferentes entre si, o que pode confundir qualquer um sobre seu uso correto e suas características principais. Aqui vamos explicar mais sobre eles e para que servem, confira!

 

De onde vem o talher?

A origem etimológica da palavra talher pode causar algumas controvérsias, mas pode ser considerada uma mistura entre a expressão francesa tailloir, que significa “prato de comer”, e a expressão italiana tagliere, que pode ser traduzida como “cortar”, ou até mesmo “tábua de cortar”.

Ao fim, pode apresentar uma raiz remota que vem do latim vulgar taliare, que também significa “cortar” e, assim, com modificações linguísticas ocorridas ao longo das décadas, a palavra talher acabou se tornando uma expressão utilizada para designar um conjunto de utensílios usados para servir ou comer os alimentos.

O primeiro registro de uma ideia de talher como utensílio a ser utilizado à mesa veio a partir do cardeal francês Richelieu por volta de 1960, até por ser um homem que defendia veemente as boas maneiras.

Como usar os diferentes tipos de talheresTal costume de comer usando diferentes tipos de talheres, então, ganhou força no século XVII, já que até o século XI a maioria das pessoas comia com as mãos e, aqueles que não o faziam, utilizavam apenas três dedos para levar seu alimento à boca. Nessa época antiga, inclusive, comer sem as mãos poderia ser considerado heresia por conta de o alimento ser um objeto sagrado proporcionado por Deus.

Embora houvesse essa crença, aos poucos a nobreza e o clero foram adquirindo o costume de se alimentar utilizando esses utensílios, que passaram a ser feitos de metal por volta de 3000 a.C., antes sendo geralmente produzidos a partir da madeira.

Dentro os tipos de talheres, a faca é o talher mais antigo, utilizado desde os primórdios da humanidade como ferramenta de caça, depois foi criado o garfo, e, por fim, a colher, único talher já gerado com a intenção de servir como utensílio para a alimentação à mesa.

Tipos de talheres

Os designs dos tipos de talheres são específicos para cada finalidade, apresentando características únicas que facilitam o consumo de determinados alimentos e de variadas consistências. O garfo serve para espetar e carregar os sólidos, a colher para líquidos e cremes e a faca só para cortar, por exemplo.

Esses conhecimentos são básicos de qualquer pessoa que realiza sua alimentação se utilizando desses talheres, porém, é exigida uma boa etiqueta para saber usar os diferentes tipos de talheres da forma correta. Seguem algumas dicas para que servem cada um deles:

Colheres

As colheres são mais simples, na maioria das vezes acreditam que todas as colheres podem ser utilizadas com a mesma finalidade: levar um líquido ou creme à boca. Embora pareça certa essa percepção, cada estilo de colher possui sua função específica e isso facilita sua divisão.

  • Colher de sopa: utilizada para sopas, cremes e caldos, possui um formato mais arredondado e largo para que esse alimento em questão não escorra por suas bordas, além de ser visivelmente maior com relação às outras.
  • Colher de sobremesa: possuem tamanho médio e podem ser utilizadas na hora de servir pratos doces que possuam caldos, líquidos ou, até mesmo receitas mais cremosas como pudins, sorvetes, bolos, entre outros.
  • Colher de chá e de café: possuem um tamanho pequeno se comparada às outras, são as menores e utilizadas para se servir cafés e chás, como o próprio nome diz, em pequenos recipientes, xícaras, por exemplo.

Como usar os diferentes tipos de talheresGarfos

Os garfos maiores são para o jantar principal, para uma alimentação mais completa e com maior variedade dentro da comida, já os menores são para a sobremesa, sendo mais delicados e para uma refeição menor, realizada após o prato principal, por exemplo.

Porém, há dois garfos diferenciados que são os de peixe e o de salada.

Confira com mais detalhes a diferença entre esses dois estilos de garfos, geralmente reconhecidos e cujas funções são bastante diferentes entre si:

  • Garfo de peixe: assim como o nome diz, deve ser utilizado na hora de se servir peixes. Tem um dente mais grosso que os outros e isso serve para ajudar a separar espinhas do animal.
  • Garfo de salada: também é diferente, pois têm três dentes mais largos, para facilitar a dobra das folhas, e apresenta uma melhor forma para se pegar legumes e verduras.

Facas

Como já dito acima, as facas servem majoritariamente para serem realizados os cortes dos alimentos, mas possuem estilos diferentes que podem interessar ao se utilizarem à mesa. Dois dos estilos de faca mais comuns e, os principais, são estes:

  • Facas de serra discreta: ajudam a colocar os alimentos no garfo e, por isso, não necessitam de serras enormes para realizar seu objetivo. Já os menores servem para a sobremesa ou manteiga.
  • Facas com serra mais pronunciada: são especiais para carnes, ou seja, para corte, por isso apresenta serras maiores que facilitam esse corte sem muito esforço.

Como colocá-los à mesa?

São dois sistemas que são utilizados para colocar na mesa os diferentes tipos de talheres, mas primeiro é interessante saber a ordem que costuma serem colocados os talheres na mesa, por exemplo: garfos e facas no Brasil são colocados no lado correspondentes às mãos que vão utilizá-los para cortar, não para comer.

A regra é que os talheres colocados mais distantes do prato são usados primeiro e, naturalmente, os últimos são os que estão mais próximos do prato. Ao parar de usar os talheres, estes devem ser colocados sobre o prato e os cabos nunca apoiados na mesa. Ao final da refeição, eles devem ficar no sentido perpendicular à borda da mesa.

Como usar os diferentes tipos de talheresAgora que você já conhece para que serve cada um dos tipos de talheres, você precisa saber a ordem que são colocados na mesa, importante requisito para aprimorar a etiqueta necessária ao se pôr a mesa. Veja a seguir:

  • À esquerda do prato de fora para dentro, segue-se essa ordem: 1- garfo de peixe, 2- garfo para carne, 3- garfo para salada, se for servida.
  • À direita do prato de fora para dentro, segue-se essa ordem: 1- garfo para “hors-dóuvre”, 2- colher para sopa, 3- faca para peixe, 4- faca para carne (esta fica sempre junto ao prato).

Com essas dicas fica muito mais fácil saber lidar com tantos tipos de talheres na mesa, não é mesmo? Agora é com você, esperamos que consiga aplicar nossas dicas e garantir uma ótima refeição. Confira em nosso blog mais dicas como essas e suba ainda mais o nível de suas decorações com estilos únicos e modernos apresentados pela Nevine. Boa sorte!

Novidades

Artigos Relacionados

como-limpar-talheres-de-prata
Dicas

Como limpar talheres de prata

Quase todo mundo tem um artefato de prata em casa. Disponível em talheres, joias, taças ou até instrumentos musicais, incluindo outros produtos, nem todos sabem como

Ver mais
a-historia-do-vinho
Dicas

A história do vinho

A história do vinho é historicamente muito importante, pois surgiu em tempos remotos e tornou-se um produto associado a muitas das evoluções econômicas e socioculturais de

Ver mais