Como agir à mesa nessas 15 situações?

Saber como agir à mesa quando você se depara com algumas situações meio duvidosas, principalmente quando está em um jantar mais formal ou em uma reunião de negócios, é algo que pode preocupar muitas pessoas e acabar atrapalhando ainda mais quando você não sabe o que fazer. Para te ajudar e te guiar até a solução de cada uma dessas ocasiões, nós da Nevine trouxemos uma lista super interessante sobre como agir à mesa em 15 situações que podem confundir muita gente.

Continue lendo para receber nossas dicas e descobrir como agir à mesa nessas 15 situações!

Como agir à mesa nessas 15 situações?

Situações complicadas e que podem ser constrangedoras para alguns, atrapalhando um jantar especial, uma reunião de negócios importante ou, até mesmo, um almoço romântico, acabam sendo um grande receio para qualquer um. Então, para evitar problemas e seguir a etiqueta, confira a seguir o que separamos para você e aproveite!

1. Como agir se aparecer um fio de cabelo na comida?

Como agir à mesa nessas 15 situações?Em primeiro lugar, não grite, seja discreto e peça para trocar o prato. Mas caso, esteja na casa de um amigo, apenas retire o fio de cabelo e continue a comer como se nada tivesse acontecido.

2. E se eu experimentar um alimento e não gostar?

Situações como essa são comuns, mas como agir se, por exemplo, experimentar um alimento e não gostar. Neste caso, não há muito que fazer, você terá que engolir. Só as crianças têm o direito de “cuspir” se não gostaram. Em último caso, se for uma espinha ou caroço, você retira com o talher e deixe na lateral do prato.

3.Como faço para recusar um prato que não gosto ou tenho alergia?

Imagine você em um almoço na casa de um familiar, amigo que você não quer desagradar, porém ele(a) preparou exatamente aquilo que você é alérgico ou lhe faz muito mal. O que fazer? Neste caso, o jeito é recusar se, realmente, não puder nem experimentar um pouquinho da comida. Se não for por questões de saúde e estiver na casa de uma pessoa não tão próxima, é recomendável comer uma pequena quantidade, apenas para não desagradar e parecer desfeita ao anfitrião.

4.Quando é correto comer com as mãos?

Em refeições que se usam as mãos para comer, por exemplo, carne com ossos nas extremidades e ostras, lembre-se que é muito elegante acompanhar lavanda para os convidados higienizarem as mãos.

5.  Se coloco a comida na boca e encontro uma espinha, caroço ou outro item que não dá para engolir, o que fazer?

Muito falam que o comportamento à mesa é questão de bom senso, mas muitas vezes, o bom senso não é o certo. O truque é: quando levar algo com as mãos na boca, do mesmo modo poderá retirá-la com as suas mãos. Exemplo: uma fruta com um caroço. Se levou o alimento à boca com os garfos, será com ele que irá retirá-lo, se porventura vier a encontrar uma cartilagem ou nervo de carne. Não esqueça que esses gestos são sempre protegidos com a mão para que os outros ao lado não notem. Já a espinha de peixe é uma exceção, ela poderá ser tirada com as mãos.

Lembre-se que, ao retirar da boca um caroço, cartilagem, espinha, eles serão deixados em um cantinho do prato em que se come. Nunca deixe no sousplat, nem no pratinho que está vazio no centro da mesa. É gafe na certa!

6. É deselegante deixar comida no prato?

Apesar de desperdício ser deselegante, não precisa deixar o prato com aspecto de “lavado”. Aliás, se a pessoa se satisfaz com pouco, não precisa comer de maneira forçada.

Como agir à mesa nessas 15 situações?7. Posso repetir o prato?

Em um jantar ou almoço self-service na casa de alguém ou em um restaurante, é chato levantar mais de uma vez para pegar comida? Em uma refeição self-service, pode se servir quantas vezes quiser, sem problemas.

Se pensou em encher um prato só para não precisar se levantar, esqueça a ideia deselegante.

8. Se derramar bebida na mesa ou em outra pessoa, o que fazer?

Peça desculpas. Se sujou a pessoa ao lado, não deve ajudá-la a se limpar. Caso tenha derramado na mesa, espere que o dono da casa indique o que fazer. Ele pode não querer que coloque um guardanapo sobre o líquido. No restaurante, avise o garçom.

9. Se me sentei ao lado de quem não tenho afinidade, o que eu faço?

Fui convidada para um jantar e meu lugar à mesa escolhido pelo anfitrião é ao lado de uma pessoa que eu não tenho afinidade. Se tiver muita intimidade com o anfitrião, pode pedir, mas antes de todos se sentarem, para não causar constrangimento. Caso imagine a possibilidade da presença de uma pessoa com quem não quer se encontrar, pergunte ao dono da casa se ela realmente estará lá. Ao receber uma resposta positiva, o que resta é agradecer o convite e não ir.

10. Como conversar com alguém que está no extremo oposto da mesa?

Sim, desde que não queira fazer isso falando alto. Depois que todos terminarem de comer, peça para trocar de lugar com naturalidade. Fale que está com saudade de fulano e gostaria de conversar um pouco com ele.

11. O que fazer se o garçom me der a rolha do vinho?

É comum que após a abertura do vinho, o garçom lhe entregue a rolha para que você sinta o aroma da rolha e verifique a tonalidade dela, para que você verifique se o vinho não está estragado. A rolha é de fácil contaminação de fungos e bactérias por ser feita de material vegetal, por isso, preste atenção nesse detalhe. Mas se não sabe verificar esse detalhe, apenas deixe a rolha ao lado.

12. Como devo proceder para escolher um prato se estou em um almoço de negócios?

É muito gentil da sua parte não exagerar, pois o que vale aqui é a prudência e bom senso. Não peça pratos caros. Analise qual o prato de valor mediano entre os demais ou peça uma sugestão do cardápio. Vai tornar sua vida muito mais fácil e agregar bastante aos seus conhecimentos de etiqueta!

13. Em que situação seria correto trocar o vinho após a degustação?

É correto averiguar a qualidade do vinho com a dose que o garçom oferece após abrir a garrafa. É necessário sentir se o vinho está encorpado e o sabor ser normal de vinho. Mas se você não costuma conhecer sobre vinhos, o melhor é não pedir, logo de antemão, um vinho sem antes uma orientação do sommelier ou do garçom.

14. Se convidar uma pessoa para um almoço de negócios e a pessoa escolhe um vinho muito caro. O que fazer?

O que não se pode fazer é negar o seu pedido. O que seria deselegante e constrangedor para a pessoa. Normalmente, o anfitrião é quem pede ou escolhe o vinho, porque ele sabe o quanto vale aquele cliente ou negócio. E mesmo assim, o ambiente deve ser muito descontraído e despojado porque é raro pedir bebidas alcoólicas em reuniões de negócios, isso é importante de se saber sobre como agir à mesa.

Como agir à mesa nessas 15 situações?15. Estou à mesa e meu celular toca. O que faço?

Normalmente, quando se inicia uma conversa, ou inicia o jantar, para saber como agir à mesa é necessário que o celular não fique em cima da mesa e que ele esteja desligado. Porém, há casos em que são situações de emergência em que não há outro jeito, peça desculpas e saia da mesa para falar ao telefone.

Aproveite nossas dicas!

Com essas dicas e com tudo que te contamos, não tem como errar! Aproveite tudo que te mostramos sobre como agir à mesa nessas 15 situações, e demonstre suas boas maneiras da melhor forma com a ajuda da Nevine, assim, garanta a etiqueta à mesa em diversas ocasiões. Você ainda pode conferir nossos produtos, como guardanapos e jogos americanos para decorar seus jantares e mantê-los elegantes sem nenhuma dificuldade!

Caso tenha interesse em mais conteúdos como este sobre como agir à mesa em diversas situações, confira outros artigos em nosso blog e aproveite as diversas dicas e informações interessantes que separamos para você sobre decoração, etiqueta, entre outros assuntos importantes! Conte com a Nevine e não deixe de conferir nossos produtos para garantir a melhor qualidade em seus próprios eventos!

Novidades

Artigos Relacionados

como-limpar-talheres-de-prata
Dicas

Como limpar talheres de prata

Quase todo mundo tem um artefato de prata em casa. Disponível em talheres, joias, taças ou até instrumentos musicais, incluindo outros produtos, nem todos sabem como

Ver mais
a-historia-do-vinho
Dicas

A história do vinho

A história do vinho é historicamente muito importante, pois surgiu em tempos remotos e tornou-se um produto associado a muitas das evoluções econômicas e socioculturais de

Ver mais