Sendo um alimento que não é tão usual no nosso dia a dia, muitas pessoas não sabem como comer lagosta e, quando vão comer, podem acabar se complicando e não seguindo as famosas regras de etiqueta. Se você busca a maneira correta de se comer esse alimento, chegou ao lugar certo, pois aqui na Nevine nós vamos te mostrar como comer lagosta e, ainda mais, te contar um pouco sobre esse delicioso prato, tudo para que você evite as gafes e se mantenha sempre impressionando quem estão à mesa ao seu redor.
Quantas vezes ficamos encantados em ver um belíssimo prato de lagosta desfilando por meio do salão e indo parar na mesa ao lado? E quantas vezes você não fez o mesmo pedido por puro medo de não saber comê-lo?
Primeiramente, comer lagosta faz muita sujeira mesmo, é normal. Para isso, é comum utilizar de um pequeno avental ou até mesmo mais um guardanapo à mesa. Uma boa solução é o babador idealizado para situações como essa, evitando acidentes e desconfortos desnecessários. Todos sabemos que esse prato adquiriu uma fama de chique ao longo dos anos, mas isso não tem relação alguma com a forma com que ele deve ser saboreado – com a ajuda das mãos.
Assim como o potinho que é servido após a refeição não é para beber, mas sim para lavar os dedos, sujos e engordurados. O pote traz água morna com limão, hortelã ou pétalas de rosas. Continue lendo e descubra como comer lagosta!
Sobre as lagostas
As lagostas fazem parte da família Nephropidae dos crustáceos, sendo de ordem igual a dos caranguejos e siris, mas se difere deles por conta de seus longos abdomens musculares, que são conectados ao cefalotórax e dez pares de pernas, em sua maioria. E apresentam, também, um aspecto bastante característico, que é o primeiro par de pernas em formato de pinças e mais longo que os outros pares. Geralmente se é possível encontrar lagostas no fundo de oceanos, e elas se alimentam desde de peixes até de plantas marinhas.
É comum que, em seu comportamento, as lagostas se escondam durante o dia entre as rochas no fundo do mar, sendo que saem à noite para se alimentarem. Além disso, lagostas fêmeas chegam a por milhares de ovos a cada vez, e os mantém grudados à ela até que eclodam, o que ocorre alguns meses depois, dando origem à lagostas recém-nascidas que parecem até pequenos insetos.
A lagosta é um alimento bastante consumido ao redor do mundo e se tornou uma pesca bastante importante para economias de regiões litorâneas, principalmente nos Estados Unidos e no Canadá. Aqui no Brasil, nós temos a região Nordeste enquanto uma das principais produtoras de lagosta. Outro aspecto interessante é que alguns países possuem diversas leis a serem seguidas para que as populações de lagosta se mantenham estáveis, como a proibição de pesca de lagostas fêmeas carregando seus ovos, e a ordem de se devolver lagostas menores ao mar para que continuem se desenvolvendo.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as lagostas, vamos te apresentar tudo que você precisa saber para entender como comer lagosta, sem passar vergonha na frente de pessoas em reuniões de negócios ou jantares formais, por exemplo. Confira!
Como comer lagosta
Confira o passo a passo que separamos para você e aproveite todas as nossas dicas exclusivas!
1º Passo: Reconheça a mesa
A mesa que está preparada para receber uma lagosta possui um alicate de cozinha pequeno próximo ao prato, que será útil para quebrar as articulações do crustáceo. Também está lá um aventa, guardanapo ou um babador – além do que provavelmente está acima do prato – que deve ser colocado no pescoço. Por perto, também deve existir uma molheira pequena cheia de água de lavanda, com uma folha de hortelã ou de limão, que deverá ser usada apenas no final da refeição para limpar a ponta dos dedos.
Atenção: para que o comensal não confunda essa água com um molho de acompanhamento, alguns locais optam por trazê-la depois que a lagosta for degustada.
2º Passo: Retire a lagosta com cuidado
Se a iguaria vier em um prato no centro da mesa para ser degustada por mais de uma pessoa, é preciso tirar uma parte dela e levá-la ao prato. Para cortar, use o alicate, que deve ser acionado nas articulações da lagosta. Use-o sempre para quebrar a casca, mas prefira o garfo para tirar a carne e saboreá-la. A regra é: corte com o alicate, coma com o garfo.
Atenção: não use o alicate para levar a carne da lagosta à boca. Além de não adequado, também pode machucar.
3º Passo: Acompanhamentos
A lagosta é usada para diversos pratos e, por isso, pode vir com inúmeros acompanhamentos. A forma mais tradicional chega à mesa com um molho especial, que deve ser delicadamente colocado sobre a carne do crustáceo quando ela já estiver sem casca e em seu prato. Não exagere no molho para não modificar o sabor da carne. Saladas, purês e batatas também costumam acompanhar a iguaria, assim você aprende calmamente como comer lagosta.
Atenção: peça sempre vinho branco para acompanhar.
4º Passo: Lave os dedos
Lavar os dedos depois que o prato é retirado da mesa – ou até mesmo um pouco antes – deve chegar à mesa um pote com um molho de lavanda, caso ele ainda não esteja lá. A pessoa deve mergulhar as pontas dos dedos, com as duas mãos juntas, no potinho e enxugar no guardanapo, tudo isso faz parte dos passos para que você veja como comer lagosta!
Atenção: para evitar gafes, pergunte sempre se aquele é o potinho de lavanda mesmo.
Dica extra: os melhores lugares para comer lagosta no Brasil
No Brasil, Ceará é produtor de cerca de 65% das exportações desse crustáceo que, em todo o país, movimenta cerca de US$70.000.000,00 por ano. Portanto, se existe alguma dica para onde experimentar essa refeição pela primeira vez, é durante uma viagem para Fortaleza, a capital cearense.
Confira onde jantar em Fortaleza- CE saboreie esse delicioso prato, de maneira correta, nos melhores ambientes, sem sair do Brasil.
Não deixe de aproveitar nossas dicas!
Com essas dicas e com tudo que te contamos, não tem como errar! Aproveite tudo que te mostramos sobre como comer lagosta, e demonstre suas boas maneiras da melhor forma com a ajuda da Nevine, assim, garanta a etiqueta à mesa em diversas ocasiões. Você ainda pode conferir nossos produtos, como guardanapos e jogos americanos para decorar seus jantares e mantê-los elegantes sem nenhuma dificuldade!
Caso tenha interesse em mais conteúdos como este sobre como comer lagosta, confira outros artigos em nosso blog e aproveite as diversas dicas e informações interessantes que separamos para você sobre decoração, etiqueta, entre outros assuntos importantes! Conte com a Nevine e não deixe de conferir nossos produtos para garantir a melhor qualidade em seus próprios eventos!