Finger food: tudo que você precisa saber

Em meados de 2002, o termo “finger food” era introduzido formalmente no mundo da culinária durante o evento da Expogast em Salzburgo, na Áustria. Há outra teoria, porém, que aponta a invenção do “finger food” por meio de um prato típico do Oriente Médio cujo nome é Mezeh, também reconhecido como um petisco.

E o que é “finger food”? O que se serve com esse estilo de comida? Quando se serve esses famosos aperitivos? Veremos aqui mais sobre isso e você receberá algumas dicas imperdíveis para surpreender com suas habilidades culinárias e de combinação.

O que é “finger food”?

A expressão em questão possui significado literal em “comida de dedo”, isso traduzido ao pé da letra. Mas todos sabemos como essa tradução pode soar estranha aos ouvidos nativos brasileiros, então “finger food” é normalmente conhecida aqui como um estilo de aperitivo, como petiscos. Podem ser considerados como esses petiscos comidas pequenas ou porções menores que devem ser consumidas em uma mordida ou duas e, de preferência, que sejam levadas à boca com as mãos.

Finger food: tudo que você precisa saber“Finger food” são, geralmente, servidas sem garfos e facas, e que, inclusive, podem vir sem prato em certas ocasiões. Algumas das alterativas para essa falta de talheres e de prato podem ser mini-cumbucas, palitos, pequenos copos ou taças e, ainda, colheres mais elaboradas para que sirvam como recipientes menores. São bastante presentes em buffets de eventos como casamentos, aniversários ou festas no geral.

Muitos buffets adotam esse estilo de comida para facilitar servir para os convidados e ser prático e de muito bom gosto. Hoje em dia há inúmeras receitas deliciosas e muito caprichadas para serem servidas em qualquer tipo de evento.

Como servir?

A forma de como se serve o cardápio com esse estilo de appetizer é diferenciada e agrega muito ao visual de uma festa. Como dito anteriormente, há diversas formas de servir “finger food” e essa delicadeza no empratamento pode ser o diferencial em uma mesa, deixando a apresentação mais bonita. Por exemplo, é possível servir o aperitivo dentro do próprio alimento, como um tomatinho cereja recheado com algum tipo de creme.

Além disso, pode-se encontrar a comida servida em cones de papel, bastante utilizados para batatas-fritas e pipocas. Outra forma bastante interessante de se servir “finger food” é em casquinhas feitas de massa de pastel ou pão sírio, exemplificando. É possível dar formato às massas colocando-as no forno em uma forma de cupcake ou deixando-as em forma de burrito.

Uma das maiores vantagens desse estilo de comida é que pode ser degustada em pé e sem muita complexidade ou demora. As receitas vão desde um simples petisco, canapés e sticks até as miniaturas sofisticadas e cumbucas com delícias diferenciadas.

Finger food: tudo que você precisa saberBenefícios do “finger food”

Esse tipo de Buffett barateia o serviço e a maneira de servir. Os convidados são recebidos em grande estilo e tornou-se uma excelente opção para todos os tipos de eventos, como aniversários de 15 anos, bodas de prata, ouro, formaturas e casamentos. Eventos mais modernos costumam aderir a essa ideia. O Buffett é feito pelas suas próprias mãos e feitos de maneira artesanal. Essa moda veio para ficar e sem dúvida é uma ótima opção para quem vai receber os amigos em casa também.

Os benefícios são a variedade dos sabores em uma só refeição e são porções menores degustadas de uma só vez. Uma outra opção é adaptar temas e fazer refeições temáticas, como japonês, mexicano ou havaiano. Muitos utensílios são adaptados para facilitar a forma de servir, como: tigelinhas, potinhos, cumbucas, colherzinha, palitinhos, tacinhas, guardanapos. Essa é uma forma de deixar o Buffett mais barato!

Outra vantagem de servir “finger food” é a flexibilidade pois há diversas opções a serem consideradas e, ao mesmo tempo, é ideal para espaços reduzidos, ou seja, caso você não esteja realizando seu evento em um local grande para receber diversas pessoas, pode economizar no espaço com a disposição de aperitivos ideais para esse tipo de ocasião, que não necessitam de uma parcela grande do lugar e podem ser consumidos com a mão.

Ainda falando sobre benefícios, há um que é ideal para um anfitrião sociável e que deseja se aproximar de seus convidados: a possibilidade de se enturmar e curtir o evento sem se preocupar com a confecção de enormes banquetes. Muitas vezes o anfitrião não consegue aproveitar seu próprio evento em virtude da necessidade de ficar comandando o serviço de grandes refeições, então com o “finger food” é possível garantir que todos se alimentem bem e de forma mais dinâmica.

Com o que combina?

Combinar “finger food” com as bebidas de um evento não é algo complexo e pode ser muito bem sucedido, afinal, são pequenas porções que podem ser realizadas das mais diversas maneiras. Por exemplo, é possível harmonizar tipos de vinhos com esses aperitivos e servir em uma ocasião mais formal, diferente do que muitos pensam de que esse tipo de alimento não combina com eventos elegantes ou requintados.

Finger food: tudo que você precisa saber Há a possibilidade de realizar cardápios inteiros apenas com opções de “finger food”, assim como é possível harmonizar o paladar e o aroma desses appetizers com vinhos específicos, como no caso de se servir uma carne suína em seu petisco e poder harmonizá-lo muito bem com um vinho branco. Sendo assim, você deve levar em consideração o peso do produto principal do aperitivo, seu método de preparo e o sabor, facilitando a harmonização em questão.

Além de servir com bebidas específicas, o “finger food” possibilita o serviço junto a um coquetel, com opções mais diversificadas e um leque de possibilidades de escolha aos convidados muito maior. Claro que é possível combinar os aperitivos com bebidas mais simples e frequentes como sucos naturais ou bebidas gaseificadas, apenas considere o estilo de evento a ser realizado e sua formalidade.

Sugestões para servir

Após todas essas dicas de combinações, harmonização, como servir e sobre o que se trata esse conceito de “finger food”, preparamos aqui algumas sugestões que podem ser incluídas no seu cardápio e são super atrativas para quem se interessa sobre o assunto. Veja algumas outras receitas que são usadas no “finger food”:

  • canapé de peras com gorgonzola;
  • bolinho de salmão defumado;
  • mini bobó de camarão;
  • quiche de queijo;
  • wrap de peito de peru.

Essa ideia chegou para ficar no Brasil e esse estilo de comida está no cardápio da maioria dos buffetts! E o melhor de tudo é que no fim da festa não tem um monte de louça para lavar!

Aproveite nossas dicas e realize o melhor evento de todos com esses conselhos da Nevine! Conte-nos sua experiência com “finger food” e confira mais artigos como este em nosso blog!

Novidades

Artigos Relacionados

como-limpar-talheres-de-prata
Dicas

Como limpar talheres de prata

Quase todo mundo tem um artefato de prata em casa. Disponível em talheres, joias, taças ou até instrumentos musicais, incluindo outros produtos, nem todos sabem como

Ver mais
a-historia-do-vinho
Dicas

A história do vinho

A história do vinho é historicamente muito importante, pois surgiu em tempos remotos e tornou-se um produto associado a muitas das evoluções econômicas e socioculturais de

Ver mais