Jantar de negócios: como se comportar em um restaurante japonês?

jantar-de-negocios-como-se-comportar-em-um-restaurante-japones

É sempre muito importante saber como se comportar e como lidar com o ambiente em que você está quando se trata de um jantar de negócios, ou almoço, uma simples reunião, tudo isso exige atenção. Nem todos sabem como se comportar em um restaurante japonês, como utilizar alguns utensílios ou como comer alguns alimentos, mas esses aspectos são importantes e merecem destaque, pois ninguém deseja errar em um momento importante de negociação, por exemplo.

Continue lendo para descobrir como se comportar em um restaurante japonês e evite qualquer gafe, principalmente em um lugar com bastante influência de outra cultura super interessante.

Sobre a culinária japonesa

Muitas vezes o que sabemos sobre a culinária japonesa é baseado na ideia dos sushis, sashimis, saquês, algas e outros pratos que ouvimos falar, mas, na realidade, essa culinária é muito abrangente e apresenta extrema importância para a cultura japonesa. Até mesmo por conta dos cuidados que o povo japonês busca ter com a mente e seu corpo, eles se preservam bastante cuidando de seus alimentos também.

Jantar de negócios: como se comportar em um restaurante japonês?Nos primórdios da culinária japonesa, ela era bastante básica e rudimentar, tudo por conta da geografia do Japão e pela necessidade dos ancestrais japoneses de sobreviverem da caça, da pesca e da coleta. Após essa época, nos períodos conhecidos como Jomon e Yayoi, foi introduzido o arroz, que também era utilizado na comercialização como moeda de troca.

Outra curiosidade interessante é que as casas não tinham abastecimento de água, fazendo com que as pessoas cortassem os alimentos em área externa, os lavassem em riachos e os levassem pra casa ao final dos processos.

Então, com o tempo e o avanço da globalização, a culinária japonesa teve suas influências estrangeiras e foram inseridos alimentos como carne, batata-doce, milho, alguns doces, etc. Mas logo essa influência passou a ser muito menor com o fechamento dos portos no período Edo, o que só voltou no período Menji, com a reabertura dos portos e a modernização da culinária japonesa, com novos hábitos e técnicas aplicadas no preparo dos alimentos.

Nos tempos atuais, a culinária japonesa apresenta uma mistura de alimentos orientais e ocidentais, mas ainda assim há a predominância de suas raízes, com pratos típicos com peixes, algas marinhas, arroz, frutos do mar e vegetais. Alguns dos pratos típicos, por exemplo, são: Gohan, Tempura, Sushis, Sashimis e Missoshiru.

Então, é sempre importante conhecer a cultura de um povo, principalmente quando temos que conviver por motivos profissionais com ela. Às vezes uma palavra ou gesto pode ter um significado totalmente diferente da mensagem que você deseja transmitir. E agora que você sabe mais sobre a culinária japonesa e algumas de suas influências, vamos te contar as dicas de como se comportar em um restaurante japonês e evitar qualquer gafe em momentos importantes! Confira!

Como se comportar em um restaurante japonês?

Com a globalização o acesso a tantas culturas diferentes nos obriga a aprender a como se relacionar com cada uma delas. Caso seu cliente escolha um restaurante japonês para uma reunião e você não conseguir escapar da situação, é fundamental você conhecer os costumes e os procedimentos que regem a etiqueta à mesa japonesa. Conheça os costumes e cada acessório e como utilizá-lo de forma correta:

1. Oshimori

Assim que você chegar ao restaurante lhe trarão uma toalhinha quente ou gelada chamada oshibori. Ela serva para limpar e desinfetar aos mãos, o que destaca algo que é bastante importante na cultura japonesa: a higiene. Eles sempre foram adeptos à uma relação de respeito com a comida e com o local, por isso manter a higiene é essencial nessas situações.

Jantar de negócios: como se comportar em um restaurante japonês?2. Sushi e sashimi

Na hora de comer sushi e sashimi nada de usar o hashi (palitinhos). Tem que pegar com a mão e molhar a parte do peixe no shoyu. Na verdade os hashis não fazem parte da etiqueta japonesa, tudo se deve comer com as mãos, porém aqui no Brasil não podemos seguir tão à risca assim.

3. Gengibre

O gengibre serve para limpar o paladar entre um prato e outro, portanto deve ser degustado nos intervalos puro. Ele geralmente vem como acompanhamento ao lado dos pratos, separadamente, ou no canto do prato apresentado, e deve ser consumido com calma e cuidado, justamente para que o paladar seja limpo e se possa aproveitar mais o sabor nos próximos alimentos.

4. Hashi

Hashi é o talher e deve ser segurado direito, com o dedo indicador e o dedo do meio do lado de fora e o dedão do lado de dentro para apoiar. Nunca fale e nem aponte nada segurando os hashis, eles servem apenas para levar a comida à boca. E deve ser apoiado no descansador logo após.

5. Tigelas

Toda a comida que vier em tigelas, serve para o macarrão e o arroz também, a própria tigela deve ser segurada com as duas mãos e trazida à boca. O Missoshiru, citado anteriormente por exemplo, é um dos pratos que é servido em tigelas, com a consistência de uma sopa, deve ser consumido como dissemos, com a tigela levada à boca.

6. Saquê

Para tomar o saquê seguindo a tradição e o ritual originais. Primeiro levantamos o copinho para receber a bebida, que deve ser servida sempre pelo seu vizinho de mesa, apoiando-o com a mão esquerda e segurando com a direita. O copo de saquê deve ficar cheio até o final da refeição, no final, a tradição manda fazer um brinde esvaziando o copinho de uma vez só.

7. Babador

Jantar de negócios: como se comportar em um restaurante japonês?O babador é um item importantíssimo, principalmente em uma reunião de negócios, afinal, ninguém gosta de correr o risco de ter sua camisa suja com shoyo em um importante jantar de negócios, por esse e outros motivos é bastante importante saber como se comportar em um restaurante japonês e aplicar isso em seus hábitos!

Aproveite as dicas!

Com essas dicas e com tudo que te contamos, não tem como errar! Aproveite tudo que te mostramos sobre como se comportar em um restaurante japonês em jantares de negócios, e demonstre suas boas maneiras da melhor forma com a ajuda da Nevine, assim, garanta a etiqueta à mesa em diversas ocasiões. Você ainda pode conferir nossos produtos, como guardanapos e jogos americanos para decorar seus jantares e mantê-los elegantes sem nenhuma dificuldade!

Caso tenha interesse em mais conteúdos como este sobre “Jantar de negócios: como se comportar em um restaurante japonês?”, confira outros artigos em nosso blog e aproveite as diversas dicas e informações interessantes que separamos para você sobre decoração, etiqueta, entre outros assuntos importantes! Conte com a Nevine e não deixe de conferir nossos produtos para garantir a melhor qualidade em seus próprios eventos!

Novidades

Artigos Relacionados

como-limpar-talheres-de-prata
Dicas

Como limpar talheres de prata

Quase todo mundo tem um artefato de prata em casa. Disponível em talheres, joias, taças ou até instrumentos musicais, incluindo outros produtos, nem todos sabem como

Ver mais
a-historia-do-vinho
Dicas

A história do vinho

A história do vinho é historicamente muito importante, pois surgiu em tempos remotos e tornou-se um produto associado a muitas das evoluções econômicas e socioculturais de

Ver mais