Todas as vezes que frequentamos algum restaurante, estamos rodeados de garçons e garçonetes, trabalhadores que procuram garantir o melhor atendimento à nós clientes. Em muitas ocasiões pensamos se devemos retribuir pelo trabalho que eles nos oferecem, isso através de gorjetas, famosas ao redor do mundo e que conhecemos muito bem. Agora, a dúvida que fica é a seguinte: devemos ou não dar gorjeta para o garçom? E, se devemos, quando fazemos isso? Em quais situações não seria adequado dar gorjeta? Como elas são abordadas em outros países?
Por conta dessas e outras dúvidas pertinentes, trouxemos um artigo completo e cheio de dicas e informações sobre o assunto para sanar qualquer pergunta que fique acerca da gorjeta para o garçom. Continue lendo e aproveite!
O que é a gorjeta?
Para introduzir o assunto, vamos falar sobre o início de tudo, ou seja, a palavra em si e o que ela carrega consigo, seu significado e origem. A palavra “gorjeta”, segundo os dicionários, pode ter os seguintes significados acerca do contexto de se “dar algo a alguém”:
- Dinheiro como pequena gratificação a alguém que prestou um serviço que vai além do preço estipulado.
- Bebida ou dinheiro para comprá-la em troca de algum serviço executado.
Você provavelmente já tinha noção sobre o que a palavra significava, mas sabe qual a sua origem? A origem da palavra “gorjeta” vem do latim gurg, cujo significado é “garganta”. Indo mais afundo, gorjeta seria como uma palavra sinônimo de “gargantinha”, por exemplo, sendo o diminutivo de “gorja”, um termo pouco usado atualmente, que também possui o significado de “garganta”, ou “goela”.
Com o tempo, essa palavra passou a alimentar o significado maior em algo como “molhar a garganta”, ou seja, justamente dar uma gratificação a alguém, principalmente quem prestou algum serviço ao cliente, como um garçom. A relação entre a expressão e a recompensa ao garçom vem da Alemanha do século XVI, em que os alemães tinham o costume de agraciar um prestador de serviço com bebida ou o dinheiro necessário para comprar uma. Sendo assim, a palavra “gorjeta” em si apenas surgiu em meados do século XVIII e é utilizada até hoje.
Dar ou não gorjeta para o garçom?
Agora que você já sabe o que é gorjeta e a origem da palavra, há muitas dúvidas sobre pagar ou não a gorjeta para o garçom, ou seja, para o serviço prestado nos restaurantes. Qual é a orientação predominante a respeito? Vamos conversar um pouco mais sobre isso.
A gorjeta faz parte da cultura de muitos países, inclusive, a gorjeta para muitos estrangeiros é a parte maior do salário do empregado, mas nem sempre é valorizada. Em países como Espanha e Portugal, a gorjeta dificilmente ultrapassa os 5% do valor do serviço prestado, por exemplo. Na França, o valor e a porcentagem variam de acordo com o grau de requinte, ou seja, a elegância do estabelecimento.
Nos Estados Unidos, Egito e Canadá, faz parte do costume pagar a gorjeta para o garçom, na verdade não deixar essa gratificação a quem prestou algum serviço é algo extremamente grave, podendo essa gorjeta chegar a 25% em algumas situações. Agora, indo ao outro extremo do planeta, no Japão pode ser uma enorme ofensa você dar gorjeta para o garçom, pois pode ser entendido como um ato prepotente e arrogante, como se o cliente que oferece o dinheiro esteja demonstrando o seu poder aquisitivo maior do que o prestador de serviço.
Sendo assim, tendo noção de alguns comportamentos culturais ao redor do cenário contemporâneo, por divergir tanto de cultura em cultura, a dúvida de dar ou não gorjeta para o garçom pode apresentar certa polêmica e, muitas vezes, aqui no Brasil, ficamos sem saber ao certo o que deve ser feito, então vamos discutir sobre isso e desvendar a questão.
Gorjeta no Brasil
No Brasil, não levamos tão a sério as gorjetas como nos outros países (já citados anteriormente), mas mesmo assim é ainda a preocupação de muitos na hora de pagar a conta no restaurante, se devemos ou não pagá-la. Ela é uma mera liberalidade, você paga se você quiser, já que é uma generosidade do cliente que se aplica diretamente em ele ter gostado ou não do serviço realizado, por exemplo. A lei não obriga o cliente a pagar, ainda mais se o serviço não foi bem prestado.
Essa lei, conhecida como Lei da Gorjeta, regulamenta a gorjeta no Brasil, permite que o empregador retenha certa parte do valor dado como gratificação pelo cliente para que cubra requisitos trabalhistas e, ainda mais, exige que a quantia restante seja revertida diretamente ao funcionário. Cada estabelecimento pode determinar a porcentagem que deseja adotar como cobrança de gorjeta para o garçom, podendo ser desde 8% até 13%, por exemplo, como já visto em alguns restaurantes de São Paulo.
Ela é apenas uma contraprestação do serviço prestado, apesar do art. 457 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho dizer que a gorjeta integra a remuneração do empregado, com isso, ela faz parte do salário do empregado. A questão é bem conflituosa para muitos especialistas no assunto, já que muitos acham que a gorjeta para o garçom poderia ser exigida nas contas, apenas não as pagando quem for mal atendido ou que a empresa não deixar claro que a verba será repassada aos seus empregados.
Porém, a doutrina majoritária adotou o critério facultativo sobre as gorjetas, paga quem quer, diferente da Alemanha, por exemplo. Se você for imposto a pagar a gorjeta para o garçom por algum restaurante, ele está agindo errado. Pois o Procon poderá ser a solução dos problemas, será aberto um processo e poderá a quantia ser ressarcida.
Na maioria das vezes, as pessoas pagam a taxa sem maiores questionamentos, por ser uma regra de comportamento habitual no Brasil. Vale a pena refletir sobre essa gorjeta, de valor pequeno, que muitos negam a pagá-la, mas é de tamanha importância para o trabalhador. Apenas deixe de pagar os 10% se o serviço for insatisfatório.
Caso esteja curioso sobre outros fatos que rodeiam o universo dos restaurantes e estabelecimentos, confira outros conteúdos do nosso blog e aproveite diversas dicas e informações relevantes sobre o meio, nós da Nevine estaremos à disposição. Aproveite e compartilhe seus conhecimentos sobre a gorjeta para o garçom, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo!