A história da Páscoa

a-historia-da-pascoa

Muitas pessoas celebram a Páscoa, cada qual com suas crenças, mas aqueles que mais amam essa época são as crianças. Os pequenos ficam encantados com o Coelhinho da Páscoa e aguardam ansiosamente seus ovos de chocolate que o coelho os trouxe durante a madrugada. Aqui nesse artigo iremos falar sobre a história da Páscoa cristã e, inclusive, o Pessach, a Páscoa judaica, para você impressionar a todos no seu almoço de domingo com as informações interessantes que separamos especialmente para você!

Continue lendo e conheça a história da Páscoa!

A história da Páscoa

A história da Páscoa cristã baseia-se na celebração da ressurreição de Jesus Cristo, que de acordo com a Bíblia ocorreu três dias após a sua crucificação. É comum em todas as igrejas cristãs o domingo ser um dia destinado à comemoração da ressurreição de Cristo, realizada através de Eucaristia, porém o domingo de páscoa é diferenciado dos outros, neste é celebrado o aniversário da ressurreição, a festa da vida.

A história da PáscoaA festa da Páscoa faz referência à última ceia de Jesus com os discípulos, sua prisão, julgamento, condenação, crucificação e ressurreição. A celebração inicia no domingo de Ramos e termina no domingo de páscoa, período compreendido como Semana Santa.

A Páscoa é uma das festas mais antigas, e a principal festa do ano litúrgico cristão. Surgiu em Roma no início do segundo século.

A forma de calcular o domingo de Páscoa é contando 46 dias a partir da quarta-feira de cinzas. A páscoa cristã acontece antes da quaresma, período que dura 40 dias entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Ramos, que ocorre uma semana antes da Páscoa.

A festa dos ramos relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, pouco antes de sua morte.

No hemisfério Norte, de acordo com a história da Páscoa, a data é festejada no início da primavera, onde alguns elementos como, por exemplo, o coelho, passaram a fazer parte da festa, por ser um animal com grande poder reprodutor e o primeiro a reaparecer depois do inverno. Os símbolos pascais presentes atualmente remetem a mensagem da vida. No hemisfério Sul, alguns deles não expressam muito o sentido da Páscoa, pois não reproduzem nossa experiência, o que não invalida a simbologia de cada um.

Pessach, a Páscoa judaica

Agora, seguindo a linha de conhecimentos sobre a história da Páscoa, vamos falar sobre a comemoração judaica. Pessach (do hebraico, ou seja, passagem), também conhecida como Páscoa judaica, é o nome do sacrifício executado em 14 de Nissan segundo o calendário judaico e que precede a Festa dos Pães Ázimos (Chag haMatzot). Geralmente o nome Pessach é associado a esta festa também, que celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narrado no livro de Shemot (Êxodo).

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durante vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo.

É importante notar que embora Pessach signifique passagem, porém a passagem do anjo da morte, e não a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho ou outra passagem qualquer, apesar do nome evocar vários simbolismos.

A história da PáscoaUm segundo Pessach era celebrado em 14 de Iyar, para pessoas que na ocasião do primeiro Pessach estivessem impossibilitadas de ir ao Tabernáculo, fosse por motivos de impureza, ou por viagem. Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

Estrela de Davi

A identificação efetiva da Estrela de Davi com o Judaísmo teve início durante a Idade Média. Por volta de 1354, o rei Carlos IV (Karel IV) concedeu à comunidade judaica de Praga o privilégio de ter sua própria bandeira. Os judeus confeccionaram em ouro, então, em um fundo vermelho, um hexagrama, a Estrela de Davi. Documentos referem-se a este símbolo como sendo a “bandeira do rei Davi“.

Sobre o coelho da Páscoa

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à celebração da páscoa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades e isso está diretamente ligado ao significado abordado na história da Páscoa. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo.

No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, joias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.

A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

A história da PáscoaExiste também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos.

Conte sua história da Páscoa de forma especial com a Nevine!

Nada melhor em seu almoço de Páscoa como uma linda decoração, com a qualidade e a delicadeza que todo e qualquer anfitrião busca para seu evento. Por isso você não pode deixar de contar com os belos produtos da Nevine em sua decoração e impressionar a todos com as curiosidades que viu em nosso artigo sobre a história da Páscoa!

Agora que você já sabe a história da Páscoa, pode aproveitar e conferir os itens catalogados da Nevine que vão tornar seu momento especial ainda mais inesquecível e elegante em suas comemorações, temos jogos americanos personalizados, tampas para copos, guardanapos de acordo com o seu perfil, entre outras lindas e interessantes peças feitas justamente para garantir o melhor para nossos clientes, além de uma enorme praticidade!

Caso tenha interesse em mais conteúdos como este sobre a história da Páscoa, confira outros artigos em nosso blog e aproveite as diversas dicas e informações interessantes que separamos para você sobre decoração, etiqueta, entre outros assuntos importantes! Conte com a Nevine e não deixe de conferir nossos produtos para garantir a melhor qualidade em seus próprios eventos!

Novidades

Artigos Relacionados

como-limpar-talheres-de-prata
Dicas

Como limpar talheres de prata

Quase todo mundo tem um artefato de prata em casa. Disponível em talheres, joias, taças ou até instrumentos musicais, incluindo outros produtos, nem todos sabem como

Ver mais
a-historia-do-vinho
Dicas

A história do vinho

A história do vinho é historicamente muito importante, pois surgiu em tempos remotos e tornou-se um produto associado a muitas das evoluções econômicas e socioculturais de

Ver mais